As ervilhas, para além de muito nutritivas e saborosas, são pouco calóricas: cerca de 80 calorias por cada 100 gramas. Utilizadas em diversas receitas, são um ingrediente bastante versátil para incluir mais sabor (levemente adocicadas) e textura às refeições. Ricas em proteína, fibra e hidratos de carbono, possuem vitaminas (A,B, C, E e K), sais minerais (ferro, cálcio, magnésio e potássio) e antioxidantes (luteína, zeaxantina, flavonoides e carotenos).

 

 

10 benefícios das ervilhas para a saúde:

 

  1. Ajudam na digestão, aumentam a saciedade e melhoram o trânsito intestinal (ricas em fibras, ajudam na prevenção da obstipação) e ajudam a perder peso secundariamente (ricas em potássio, ajudam no inchaço e eliminam os líquidos acumulados)
  2. Ajudam na prevenção e tratamento da osteoporose e problemas músculo-esqueléticos: a vitamina K auxilia a absorção de cálcio, a vitamina A fortalece os osos e a vitamina C e os antioxidantes combatem a inflamação e os processos degenerativos.
  3. Ajudam a prevenir a anemia ( ricas em ácido fólico e ferro), aumentam os níveis de glóbulos vermelhos no sangue
  4. Ajudam a fortalecer o sistema imunitário, visto serem uma fonte de antioxidantes e vitaminas (vitamina A e C);
  5. Ajudam na recuperação muscular (o magnésio: ajuda aliviar os espasmos e as caibras) e fornecem energia (devido ao seu elevado teor de proteína e alguns hidratos de carbono)
  6. Melhoram o funcionamento do sistema nervoso e o humor (pela concentração de vitamina B1 e magnésio) e previnem doenças degenerativas como o Alzheimer
  7. São benéficas para o coração (ricas em fitonutrientes: saponinas, flavonoides e ácidos fenólicos) que melhoram o seu funcionamento, previnem a formação de coágulos e placas de gordura no sangue (colesterol)
  8. Ajudam a prevenir o cancro, nomeadamente o da mama e o da próstata (segundo alguns estudos): ricas em antioxidantes e outras substâncias que impedem o aparecimento de células cancerígenas.
  9. São benéficas para a pele, retardam as rugas e o processo de envelhecimento (por serem ricas em vitamina C e antioxidantes, ajudam a eliminar radicais livres nocivos e prevenir infeções)
  10. São benéficas para a visão, fortalecem os tecidos oculares e aumentando a sensibilidade visual (vitamina A e antioxidantes: luteína, zeaxantina)

 

Na Medicina Chinesa, as ervilhas são classificadas como de natureza doce, natureza neutra e com ação no Baço/Pâncreas, Estomago e Intestinos.

Têm, por isso, um efeito de harmonizar e tonificar o Aquecedor Médio (processos digestivos), regular os intestinos e de estimular a diurese.

Uteis nos casos de: problemas digestivos como inchaço abdominal, fraqueza, diarreia, diabetes e edema e retenção de líquidos.

 

NOTAS:ervilhas

As ervilhas podem e devem ser consumidas por diabéticos por terem baixo índice glicémico e fortalecerem o sistema digestivo.

 

 

Na alimentação, as ervilhas podem ser consumidas cruas (quando frescas), cozidas em água ou a vapor para ficarem “al dente” e mais crunchy.

São usadas em diversos pratos, em de sopas, guisados, saladas, cremes e purés.