A cenoura (Daucus carota) é uma excelente fonte de fibra, rica em provitamina A, vitaminas B, C e K e minerais como potássio, sódio, cálcio e fósforo, magnésio,etc. Esta raiz possui carotenos responsáveis pela coloração alaranjada característica deste vegetal e antioxidantes, os quais proporcionam diversos benefícios para a saúde. Além de melhorar a digestão (pela fibra), promove a saúde visual (melhora a visão, especialmente a visão noturna), da pele e das mucosas (pela vitamina A), também ajuda a evitar o envelhecimento precoce (pelos antioxidantes), melhora o sistema imunitário (pela vitamina C) e combate infecções, promovendo o equilíbrio do corpo.

 

A cenoura pode ser consumida crua ou cozida e pode ser encontrada com diversas cores: amarelas (com mais luteina), laranjas (ricas em carotenos), roxas (ricas em antioxidantes).

 

Na medicina chinesa, a cenoura tem um sabor doce (cozida) e ligeiramente amarga e picante (crua), uma natureza neutra e uma ação ao nível do Baço/Pâncreas, Pulmão e Fígado.

 

Tem como principios terapêuticos:

Tonificar o Qi (energia) do Baço/Estomago, melhora a digestão, estimula o apetite e trata disturbios/problemas gastrointestinais;

Tonificar o Sangue do Fígado, fortalece os músculos e melhora a visão, especialmente a hemeralopia e visão noturna;

– Promover a diurese, elimina a retenção de liquidos, inchaço e edema, toxinas e líquidos acumulados;

– Fortalecer o Jing (energia vital), reforça as defesas;

 

Útil em casos de fadiga física e psíquica, estados de convalescença, anemias, alterações visuais (diminuição visual, hemeralopia, dificuldade em ver ao entardecer e à noite, a chamada cegueira noturna), problemas digestivos como úlceras, gastrites, diarreia, gases, problemas intestinais, edema e retenção de líquidos, problemas respiratórios como infecções, tosse e secreções, problemas dermatológicos como dermatites, eczemas, psoriase e secura na pele e infecções urinárias.

 

Medicinalmente, utilizada em xaropes para a tosse ou para tratar os problemas gastrointestinais utilizando a rama para fazer um chá (ferver durante 10 minutos a rama das cenouras e depois coar e beber 3 chávenas por dia: 2 depois das principais refeições e 1 ao deitar.

 

Na cozinha, pode ser utilizada a rama jovem em saladas ou a raiz como snack entre as refeiçoes (cenoura baby), em sopas ou purés, grelhadas ou salteadas ou na confeção de bolos.