A canela (Cinnamomum) é uma especiaria rica em fibra, sais minerais (cálcio, potássio e magnésio) e vitaminas (A, B6 e C). É vendida em pau ou pó e o seu aroma e sabor intensos fazem as delícias dos pasteleiros e cozinheiros, pois pode acompanhar pratos doces ou salgados, mas pelas suas propriedades é altamente benéfica também para a saúde e usada por isso, em fitoterapia. ​
As principais propriedades terapêuticas da canela são: antioxidante, afrodisíaca e termogénica (acelera o metabolismo), anticoagulante, anti-inflamatória​, analgésica, antiespasmódica, etc.
Os benefícios da canela são:​
  • Acelera o metabolismo, regula o apetite (fibra) e ajuda na redução de peso​
  • Ajuda na digestão (náusea, perda de apetite, gases, diarreia, colites) ​
  • Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue​ e previne a diabetes tipo II (melhora a sensibilidade dos tecidos à insulina)
  • Contribui para a redução de LDL “mau colesterol”​ ​(antioxidante)
  • Aquece o organismo e ajuda a tratar gripes, constipações e infeções respiratórias (ação antibacteriana, antiviral, expetorante e efeito secante das mucosas)
  • Alivia as dores e melhora a circulação sanguínea (dores menstruais, dores musculares, dores de cabeça, reumáticas, etc.)​
  • Aumenta o apetite sexual (pela propriedade afrodisíaca e por melhorar a circulação sanguínea
  • Diminui a probabilidade de desenvolver células cancerígenas e previne o Cancro (antioxidante)

 

Na medicina chinesa, a canela têm um sabor picante, doce e aromática, uma natureza quente (casca) e atua no Coração, Baço/Pâncreas, Pulmões, Rins. É por isso, uma tónica quente (yang) e dispersa o frio no organismo e utilizada em casos de deficiência da energia (e calor) nesses órgãos, deficiência do aquecedor médio (digestão por humidade-mucosidade frio), tonifica e move o sangue, melhorando a circulação sanguínea e acalmando a dor e eliminando fatores patogénicos externos porque promove a diaforese (transpiração). Útil em casos de má circulação, infeções e dores por frio e gripais, má digestão, fadiga, falta de apetite, gases, promove a menstruação e ajuda nas cólicas e dores menstruais (atua no útero) e dores reumáticas, pára a diarreia e hemorragias (por frio). Não deve ser utilizada em casos de Calor no organismo quer por excesso ou deficiência. ​
A Canela pode ser utilizada em:
Chá (casca/pau): colocar num litro de água fria, cerca de 10g de casca de canela, deixar levantar fervura e de seguida baixar o lume e deixar 10 a 15min. Coar e ir bebendo ao longo do dia, esta dose é para adultos, as crianças devem beber apenas metade.
Óleo essencial, em média: no adulto, 5 gotas de 2 em 2 horas e nas crianças, apenas 2 gotas de 2 em 2 horas (casos de Frio).​
ATENÇÃO:
A canela está contraindicada durante a gravidez, porque é um estimulante uterino e atua na circulação sanguínea.
O óleo essencial de canela aplicado na pele pode causar dermatite de contacto, irritação das mucosas ou reações alérgicas nas pessoas mais sensíveis.
Pode ainda ser desaconselhada e tóxica para pessoas com problemas no fígado devido à sua composição em cumarinas.
Saliento novamente, a importância de falar com o seu especialista em Medicina Alternativa (homeopatas, naturopatas, fitoterapeutas e especialista de Medicina Chinesa), se a canela está indicada para o seu caso.

 

NOTAS: Na culinária, o pau de canela é mais eficaz para dar sabor que o pó, pois a canela moída (em pó) vai perdendo o aroma. Combina bem com laranja, banana, pêra, maçãs, chocolate, amêndoas, e pratos salgados com carneiro e borrego, cous cous e arroz, e legumes como cenoura, abóbora, e beringela.
Saiba mais sobre Fitoterapia em: http://doutorachinesa.pt/fitoterapia/