O funcho (Foeniculum vulgare) é um alimento aromático, rico em óleos essenciais como o anetol, o que lhe dá aquele aroma intenso que todos conhecemos. As sementes, folhas e caules de funcho utilizados são ricos em fibra, proteína, flavonoides e vitaminas (A e C), sais minerais (potássio, cálcio e magnésio), apresentando muitos benefícios para a nossa saúde.
Podemos usar os caules e folhas para cozinhar ou até usar a rama (mais fina e tenra no cima de uma salada…
Na cozinha, o funcho é um vegetal muito versátil que desempenha um importante papel pois neutraliza as toxinas e gordura da carne e ajuda a digerir pratos de peixes mais gordos como o atum ou o salmão. As folhas e caules, podem ser picadas e podem juntar-se nas saladas, pratos de peixe ou carnes, sopas, molhos. As sementes podem ser utilizadas como aromatizante no peixe, sopas, nos pratos com couves e leguminosas para além do sabor e ajudam na digestão e prevenção de gases, e na fruta como maçãs assadas, etc. As sementes inteiras ou em pó são utilizadas no fabrico de pão e doces e licores.
  Exemplo de uma salada de funcho, beterraba e frutos secos

Na fitoterapia, o funcho tem as seguintes propriedades medicinais (ação): anti-inflamatória, antiespasmódica, carminativa, digestiva, antiemética, hiposecretora (diminui acidez e secreções hepatobiliares), laxativa (suave), antidiarreica, diurética, expetorante suave e antitússico, emenagogo (estimulam o fluxo sanguíneo na área pélvica e no útero e estimula a menstruação) e galactagogo (aumenta a leite materno).​
Utiliza-se as sementes para fazer um chá de funcho: deve-se ferver primeiro a água, adicionar 1 colher de sopa de sementes para 500ml de água, deixar infusionar 10min, coar e ir bebendo ao longo do dia.
Os principais benefícios do funcho para saúde são:​​
  • Melhora a digestão, diminui o apetite e ajuda secundariamente, a emagrecer​
  • Alivia queixas digestivas (enjoos matinais, vómitos, dor abdominal, inchaço, flatulência)​
  • Alivia as cólicas menstruais (emenagogo) e intestinais (antiespasmódico)​
  • Alivia as cólicas intestinais nos bebés (diluir o leite com chá de sementes de funcho) ou a mãe a amamentar pode tomar o chá, pois as propriedades passaram para o leite materno, tornando-o mais digerivel e causando mesmo desconforto gástrico ao bebé.
  • Estimula a produção de leite materno (nas mães a amamentar)
  • Regulariza o transito intestinal (quer nos casos de diarreia quer de obstipação)​
  • Ajuda a parar a tosse (antitússico) e a eliminar secreções como catarro​
  • Combate a retenção de líquidos (diurético) e ajuda nas infeções urinárias (aqui na forma de chá!)​

 

Na Medicina Chinesa (MTC)​, o funcho (Xiao Hui Xiang) pertence ao elemento terra e tem um sabor picante-doce, uma natureza morna a quente e atua no Fígado, Estomago, Rins e Bexiga.
Tem, por isso, os seguintes efeitos terapêuticos: harmoniza o funcionamento do Estômago e regula o fluxo de energia do Estomago (para vómitos, náuseas e enjoos), move o Qi do Figado (regula a digestão), tonifica e “aquece” os Rins.
É indicado para os casos de frio interno no organismo com sintomas tais como: inchaço abdominal, cólicas, flatulências e gases, diarreia e/ou obstipação, edema e retenção de líquidos, pedras nos rins, infeções urinárias, problemas respiratórios (tosse, catarro, dificuldade em respirar), problemas menstruais (atraso menstrual, dor menstrual), falta de leite nas mulheres a amamentar.
Atenção: evitamos este alimento nas síndromes de calor no organismo. ​

 


​Sabia mais sobre: