O hibisco (hibiscus sabdariffa) é uma planta medicinal originária da Ásia e África e diferente da flor de hibisco (rosa-sinensis) muito comum nos jardins.
O hibisco possui propriedades antioxidantes, anti inflamatórias, analgésicas, diaforéticas, antiespasmódicas, digestivas, diuréticas, hipotensoras, laxativas (suaves), hemostáticas, calmantes/sedativas (ação no SNC) e por fim, na cozinha como corante e aromatizante.
Os benefícios do chá de hibisco:
– Retarda o envelhecimento: por ser rico em flavonoides, combate aos radicais livres protegendo do envelhecimento (muito usado na cosmética);
– Elimina toxinas, inchaço e retenção de liquidos;
– Regula a tensão arterial (hipotensor e diurético)
– Diminui o colesterol e ajuda a emagrecer
– Reduz a glicose no sangue e ajuda na prevenção da diabetes
O hibisco tem sido usado também, como coadjuvante no tratamento da obesidade, o hibisco ajuda a emagrecer porque auxilia no processo de emagrecimento, isto porque é termogénico (acelera o metabolismo), reduz a taxa de produção de lípoproteinas e por isso a absorção de gordura, regula os niveis de glicose no sangue, melhora o funcionamento do intestino (efeito laxantivo suave) e ainda induz a diurese (reduz o inchaço, elimina toxinas e retenção de líquidos). Contudo, para termos eficácia no tratamento da redução de peso, é fundamental completar com um equilíbrio geral do organismo (através da acupuntura), mudanças na alimentação, prática de exercício físico regular e que junto com plantas medicinais como o chá verde, gengibre, hibisco ou outras plantas chinesas fazem uma dinâmica de tratamento e prevenção de doenças como a obesidade. Esta planta é ainda utilizada para eliminar a retenção de líquidos associados ao período menstrual. Não deve ser consumido na gravidez porque é embriotóxico.
Modo de Preparação do Chá de Hibisco: coloque uma colher de chá de sopa de hibisco para 500ml de água quente e deixe infusionar cerca de 7-10 minutos. Coe e beba entre as refeições principais.
Notas para qualquer chá:
-
evite reaquecer o chá depois de pronto, para não perder as propriedades.
-
evite colocar açúcar, se precisar de adoçar pode colocar 1 colher de mel.
-
faça chá apenas para 1 dia pois no dia seguinte poderá perder propriedades terapêuticas pela oxidação.
-
pode ser consumido quente, à temperatura ambiente ou frio, dependendo do gosto. Contudo, pessoas com metabolismo lento deverão beber quente ou morno para ajudar a ativação do metabolismo.