Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde está relacionada com o estado de “bem-estar físico, mental e social do indivíduo”.

 

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a saúde caracteriza-se pelo livre fluir da circulação do Qi (energia vital) e por um equilibro no estado energético geral de todo o corpo. A energia deve fluir sem bloqueios, circular em todos os meridianos (linhas que percorrem o corpo) e órgãos, promovendo assim o bem-estar físico, psicológico e a própria vitalidade do organismo. Quando esta circulação é interrompida, por fatores tais como: emoções prolongadas, falta de exercício físico regular, excesso de trabalho e falta de descanso, erros alimentares, etc, enfrentamos um desequilíbrio e consequente, uma quebra no nosso bem-estar e na nossa saúde. As pessoas irão começar a sentir desconforto físico, tensões musculares e dores em geral, fraqueza imunitária, queixas digestivas, cansaço e alterações emocionais tais como: ansiedade, irritabilidade, stress, dificuldade em dormir, depressão, entre outros. Ainda não há doença mas pode a vir a manifestar-se quando estes sintomas se prolongarem durante muito tempo.
É importante começarmos a estar atentos ao nosso corpo e às nossas necessidades físicas e emocionais de forma a existir uma verdadeira consciência do nosso estado de saúde. Na verdade, em termos de Medicina Chinesa, para além de ser uma medicina preventiva também é efetiva, isto é, corrige os desequilíbrios, trata as manifestações (sintomas) e evita que os bloqueios que deram origem (causa) a essas manifestações se instalem e desencadeiem um desequilíbrio energético maior e leve à doença.

 

O que fazer para ter saúde?

 

Todas as pessoas podem ter um papel importante e ativo na manutenção e melhoria da sua saúde. Por exemplo:

 

– Manter uma alimentação saudável e equilibrada respeitando a sazonalidade dos produtos e a sua frescura;
– Realizar, no mínimo, no total de 30 minutos de atividade física diária (andar a pé, subir escadas, usar transportes ecológicos como bicicleta ou outro, correr, ginásio, etc);
– Evitar o uso excessivo de estimulantes (café, álcool, tabaco);
Respeitar o nº de horas de sono necessárias por noite para recuperar e sentir-se repousado e com energia pela manhã;
Respeitar as horas de refeição, comer com calma, mastigando bem os alimentos e saboreando o que está a comer.
Respeitar as suas emoções e desenvolver a consciência emocional de que somos seres humanos e não maquinas e que devemos cuidar de nós e respeitarmo-nos.

 

Cuida de ti e da tua saúde.