Orégãos ( Origanum vulgare )

Estamos muitas vezes habituados a usar no nosso dia-a-dia os orégãos na nossa alimentação como condimento e/ou tempero por exemplo, numa saladas de tomate, no entanto, desconhecemos que esta planta pode ser rica uma mais valia para a nossa saúde. Rica em óleo essencial (timol, cânfora, tanino, etc), vitaminas (A e K), sais minerais (ferro e cálcio) e essência aromática (na aromoterapia) pode ser utilizado para ajudar em casos de infeções respiratórias, tosse e asma, digestões lentas e difíceis por falta de sucos gástricos, falta de apetite, flatulências cólicas gastrointestinais e dores em geral ou cólicas e irregularidades menstruais.

Têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas (infeções bacterianas ao nível intestinal provocadas por Salmonella typhimutium, Echerichia coli e Staphylococcus aureus), antifúngicas (nos casos de pé de atleta, usa-se o óleo essencial), antitússicas (acalma/pára a tosse – ver xarope em baixo), carminativas (estimula a digestão) e colagogas (estimula as secreções biliares).

 

Exemplos do que pode fazer em casa com esta planta:

 

Para uso interno:

Chá (deve-se usar 30g para 1l de água): levantando primeiro fervura e depois adicionar a planta e deixar infusionar durante 10min. coar e ir bebendo ao longo do dia fora das refeições. Nas gripes e constipações com tosse deve-se beber quente e ao deitar.

Xarope de mel com orégãos (caseiro) para acalmar a tosse: Num copo de vidro, adicione uma colher de sopa de mel e uma colher de café de orégãos. Aqueça por breves instantes no microondas. Deve tomar quando estiver morno. Pode ser tomado até 3 vezes por dia.

 

Para uso externo:

Emplastro de orégãos para tratar dores musculares e reumáticas: Aqueça as sumidades floridas (caule, folhas e flores dos orégãos) e embrulhar num pano que irá envolver à volta do sitio a tratar durante 10min.

Pasta nos casos de dor de dentes: deve pisar num almofariz as flores até ficarem em pasta e colocar no dente durante uns minutos. Pode também bocejar a boca varias vezes ao dia com o chá e/ou utilizar o óleo essencial biológico e para uso interno.

 


NOTA: Existem nos mercados óleos essenciais de aromoterapia e que são para serem usados em queimadores e/ou vaporizadores e neste caso, purificam o ar e ajudam consoante a planta utilizada a ter determinados efeitos no seu bem-estar fisico e psicologico e óleos essenciais especificos para serem tomados internamente e/ou aplicados na pele, é muito importante que não os confunda e que saiba sempre se são biológicos. Na dúvida informe-se com a pessoa da loja ou contacte o seu especialista de medicina alternativa.