É uma terapia usada pela Medicina Tradicional Chinesa, e que através do vácuo da ventosa, permite a abertura dos poros e a eliminação de toxinas através da pele e ainda, a circulação sanguínea removendo assim bloqueios (estagnação de Qi e Sangue). Por essa razão, a ventosoterapia é muito utilizada em casos de dor muscular por atletas e não só, uma vez que segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), todos os quadros dolorosos são resultantes de um processo de estagnação local que é preciso dispersar!
É um método seguro e sem efeitos secundários e que promove uma grande sensação de bem-estar e relaxamento.
As principais indicações da Ventosaterapia:
- Dores musculares em geral e alivio de contraturas;
- Dor nas costas (torcicolos, cervicalgia, lombalgia, ciatica,etc);
- Alívio da sensação de desconforto, cansaço e pernas pesadas e inchadas);
- Cefaleias e Enxaquecas de Tensão;
- Stress e Ansiedade;
- Gripes, constipações e tosse;
- Edema e retenção de líquidos;
- No tratamento da celulite;
- Desintoxicação do organismo.
É bastante comum as ventosas deixarem algumas “marcas” ou hematomas. É, contudo, normal e sem efeitos secundários ou qualquer tipo de agressão à pele. Em algumas situações e pessoas a zona marcada pode ficar bastante negra, enquanto que em outras poderá não acontecer rigorosamente nada.
A diferença reside na condição de cada pessoa! Porquê ?
As marcas escuras representam para a Medicina Tradicional Chinesa uma estagnação (bloqueio) de Qi (energia) e Sangue.
A ausência de marcas pode indicar deficiência (fraqueza) de Qi e Sangue!
Ventosoterapia para a Celulite
Neste caso, esta técnica utiliza as ventosas para ativar a micro circulação e o metabolismo da gordura, atuando sobre o sistema linfático, e o que garantindo uma melhor eliminação dos resíduos metabólicos (gorduras) e toxinas. A melhoria na circulação sanguínea na pele e um melhor aporte de oxigénio, vitaminas, minerais e enzimas, atuam de forma eficaz e não invasiva contra a celulite e a pele casca de laranja.