Dia Mundial da Asma
Neste dia que nos chama à atenção sobre a doença, estima-se que em Portugal existam cerca de 700 mil doentes asmáticos, um quarto dos quais em idade pediátrica, de acordo com os dados do Inquérito Nacional de Controlo da Asma. Os sintomas característicos da asma são:pieira, tosse, falta de ar e opressão torácica (no peito) devido a um estreitamento das vias aéreas que leva a uma sensação de não conseguir respirar“. 
 
Na Medicina Chinesa​, embora os sintomas que caracterizam a doença sejam os mesmos da Medicina Convencional, esta doença é vista segundo uma abordagem energética/quadro energético que varia de pessoa para pessoa, de caso para caso e consoante os sintomas que acompanham os descritos em cima e por isso, é muito importante o diagnóstico inicial na 1a consulta, pois o tratamento vai ser completamente diferente.
Segundo esta medicina, existem 2 tipos de asma:
  • asma por PLENITUDE, que é uma asma EXTERNA, ou seja, uma asma desencadeada por fatores externos como o FRIO (YIN) ou o CALOR (YANG). Caracteriza-se por ser um ataque mais forte e intenso nas sensações: sensação de opressão torácica maior, mais dilatação das veias e do toráx (peito), acompanhada de tosse e aversão ao frio ou ao calor. É aqui que também encaixamos as chamadas “asmas alérgicas“, que agravam normalmente na PRIMAVERA, associadas ao pólen no ar, acompanhadas de sintomas como: olhos inchados, comichão, dores de cabeça e o “pingo” no nariz.
  • asma por VAZIO, que é uma asma INTERNA, ou seja, causada por uma deficiência do organismo e na sua imunidade (WEI QI – capacidade de proteção contra o exterior). Caracteriza-se por ser menos intensa, e afeta ENERGÉTICAMENTE, os órgãos Baço/Pancreas, Rim, Coração e Fígado. É aqui a grande diferença, apesar de os sintomas estarem relacionados com os Pulmões e vias áreas, a causa pode advir saliento, energeticamente, do desequilíbrio de outros órgãos. Aqui é comum as nossas emoções afetarem e desencadearem mesmo um ataque de asma, por exemplo:
    asma por desequilíbrio da energia do fígado é uma​ asma desencadeada ou acompanhada de irritabilidade​ ou raiva, a asma por deficiência da energia do Baço/Pâncreas é uma asma desencadeada por preocupação excessiva ou má alimentação e consumo de alimentos do tipo frio​ e que geram uma digestão lenta e difícil (ex. lacticínios, farináceos e açúcar em excesso) ou uma asma por deficiência da energia do coração​ que é normalmente acompanhada de ansiedade e ataques de pânico em que a pessoa tem a “sensação de que vai morrer”. Esta relação entre as emoções e o agravamento da asma já foi contemplada pela Medicina Convencional, pensando-se no inicio que a Asma seria uma doença psicológica. Hoje sabe-se que não, porque fisicamente há mesmo uma
    diminuição do espessamento dos tubinhos que levam o ar aos Pulmões (broncoconstrição) devido a um fenómeno inflamatório e que causa os apitos​ que todos nós já ouvimos e conhecemos.
O tratamento de asma na medicina chinesa, vai então ser diferenciado consoante o diagnóstico de Asma Externa ou Interna e consoante isso, os pontos de acupuntura escolhidos e usados variam de pessoa para pessoa, bem como a fitoterapia (plantas medicinais) usadas. A massagem terapêutica tuina e a ventosoterapia também pode ser utilizada como complemento, e sobretudo nos casos infantis, em que a acupuntura (pelo medo das agulhas) é mais difícil. Os princípios terapêuticos serão: resolver a inflamação e controlar a crise alérgica, reforçar a imunidade e tonificar o organismo e por ultimo, não menos importante equilibrar as emoções.​
Uma curiosidade, em Portugal, uma das asmas mais frequentes é a por vazio/deficiência da energia do Rim, não só pela nossa geografia junto ao mar com uma influência climática constante de vento-frio e humidade que “rouba a energia” do tipo yang (CALOR) e a nossa energia de base (Jing Qi), energia original do Rim, é também por isso que todos os portugueses procuram muito o Sol e o Calor para equilibrar a energia e o Frio com o Calor (Yin e Yang).
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre esta doença e sobretudo, a reforçar que existem outras formas de tratamento bastante eficazes com a Medicina Tradicional Chinesa.
Para mais informações enviem uma mensagem privada ou um mail para geral@doutorachinesa.pt ou telefonicamente através do 914419151.
Pergunte sempre ao seu especialista em Medicina Alternativa o que estas medicinas podem fazer por si em qualquer sintoma/ ou doença.

​saiba mais sobre a imunidade em Medicina Chinesa: http://doutorachinesa.pt/imunidade/