Na medicina chinesa, existem 8 regras para fortalecer o Baço/Pâncreas e o Estômago”.

Para termos uma boa digestão, devemos:

1. Comer com Alegria: esta regra defende que devemos comer descansados, concentrados na refeição e saboreando aquilo que estamos a comer. Estão proibidos os almoços/jantares de trabalho, o pensar em trabalho e/ou outras preocupações ou ter discussões à mesa.

2. Ter uma Atitude Positiva: devemos comer com satisfação e gostar daquilo que estamos a comer.

3. Comer Relaxados, com tempo e sem pressas! Idealmente 1h no minimo.

4. Beber poucos líquidos à refeição: evitar ingerir grandes quantidades de liquidos, aconselhado o equivalente a 1 chavena ou copo pequeno, de preferência morno (chá digestivo) ou à temperatura ambiente. Estão proibidos liquidos refrigerados ou de temperatura fria pois “apagam” o fogo digestivo, necessário para uma correta transformação e digestão dos alimentos.

5. Não “arrefecer o Baço/pâncreas”: isto é, evitar muitos alimentos crus, de temperatura energeticamente fria e/ou temperatura fria (refrigerados ou congelados). Como disse no ponto acima o frio “apaga o fogo digestivo”, tornando a digestão mais difícil e o metabolismo mais lento.

6. Comer pouco à noite e comer cedo: cerca de pelo menos 2h30 a 3h antes de deitar. Nao nos devemos deitar de barriga cheia pois também dificulta o sono. Comer coisas leves por ex. Sopa e evitando crus, farináceos, laticineos e carne que demoram mais tempo a fazer a digestão.

7. Escolher bem a comida, ou seja, comida com Qi (energia), alimentos frescos, mais próximos da Terra, que nao sejam muito processados pelo Homem.

8. Desenvolver a Intuição: o corpo diz-nos o que precisamos se o soubermos escutar e interpretar. Quantas vezes já tivemos desejos e comer determinado alimento e/ou sabor. Ex. Algo doce: aqui o que provavelmente o corpo nos está a dizer é que precisamos de algo que nos acalme e dê energia, não se referindo propriamente ao doce refinado do açúcar ou chocolate mas sim ao doce de uma fruta ou legumes como batata-doce, abobora, cenoura.