Os cogumelos possuem na sua composição aminoácidos, ácidos gordos, vitaminas e minerais superiores à carne e grande maioria dos frutos e vegetais. Assim, devido ao seu elevado teor nutricional, os cogumelos devem ser introduzidos na nossa alimentação e/ou através de suplementação alimentar pois, para além de não representarem quaisquer efeitos secundários, não sobrecarregam o fígado pois são metabolizados a nível intestinal.
Os cogumelos que apresentam mais propriedades terapêuticas são:
Coriolus Versicolor (Yun Zhi):
O Coriolus, na medicina tradicional chinesa, usa-se como Tónico de Qi (energia), Sangue e Líquidos Orgânicos, isto é: drenam a humidade e acumulação de líquidos, eliminam secreções e catarro, tratam problemas respiratórios e ainda tonificam o organismo em geral, conferem vitalidade e reforçam o sistema imunitário. Tem como propriedades terapêuticas: analgésicas, antivirais, antibacterianas, antitumoral e imunomodeladoras.
Estudos comprovam a eficácia no aumento da esperança média de vida em doentes oncológicos e a diminuir os efeitos secundários dos tratamentos de quimio e radioterapia tais como: náusea, falta de apetite e fadiga.
Também têm sido utilizados para melhorar a performance física e fadiga muscular (em mtc, por ser tónico de qi e sangue).
Podem ser ingerido na forma de cápsulas ou comprimidos e por vezes pode ser encontrado em supermercados biológicos (atestando a sua qualidade e proveniência).
Cordyceps sinensis (Dong Chong Xia Cao):
É um cogumelo usado à muito tempo na medicina tradicional chinesa como tónico para reforçar a energia do Pulmão e do Rim, tratando sintomas tais como: asma, fraqueza geral e imunitária, doenças renais e com uma ação diurética que favorece o bom funcionamento do Rim.
Rico em vitamina B12, melhora a oxigenação do sangue, a mobilidade osteoarticular e muscular e por isso usado pelos desportistas como complemento para melhorar o seu rendimento físico. Tem sido também muito utilizado para recuperar pessoas em estado de convalescença, fraqueza e fadiga e em casos de problemas sexuais (falta de libido e impotência nos homens que em MTC, está relacionado com a tonificação dos rins).
Pode ser ingerido na forma de cápsulas ou comprimidos e raramente encontrado nos supermercados biológicos.
Grifola Frondosa (Hui Shu Hua):
O Maitake tem sido estudado não só pela capacidade de estimular as células do sistema imunológico a combater as células cancerígenas, inibir o crescimento dos tumores e usado por isso como prevenção e tratamento do cancro, como por aumentar a produção de insulina controlando os níveis de glicose.
Tem como propriedades terapêuticas:
- hipoglicémicas (baixa os valores de glicemia no sangue)
- hipolipemiantes (baixa os valores do colesterol e triglicéridos)
- hipotensoras (diminui a Tensão Arterial)
- diuréticas
- antitumorais e antimetásticas
- antivirais (nos casos de HIV)
Ganoderma Lucidum (Ling Zhi):
O Reishi é conhecido como o “cogumelo da imortalidade” pelo seu poder como tónico da longevidade e do shen (espirito/mente). Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é por isso considerado um tónico geral, mais especificamente cardiotónico, usado na prevenção de doenças cardiovasculares, como ansiolítico/sedativo nos casos de insónia, com propriedades hepatoprotetoras (protege o Figado), anti-alergicas (pelo reforço imunitário), antioxidantes (protege o organismo do stress oxidativo celular), analgésicas e anti inflamatórias (trata a dor), antifúngicas, antivirais (HIV e hepatites porque aumenta a atividade do interferão) e antitumorais (porque aumenta as células NK – células que destroem outras infetadas ou alteradas) e por isso também utilizado como complemento no tratamento do cancro e doenças virais em geral.
Edodes Shiitake Lentinula (Xiang Gu Aka Hua Gu):
O shiitake é um cogumelo delicioso que podemos incluir na nossa alimentação (mais fácil de encontrar nos supermercados) ou toma-lo também em cápsulas ou comprimidos como os restantes. É hepatoprotetor (protege e regenera o fígado) e trata problemas hepáticos, ajuda a baixar valores de Lípidos (gorduras) no sangue, ou seja, diminui o colesterol (comprovado cientificamente em estudos realizados) e diminui a tensão arterial. Tem acção também ao nível respiratório (sobretudo nas vias aéreas superiores) e de reforço do sistema imunitário contra fatores externos. É também um forte antioxidante, aumenta a energia vital e previne o envelhecimento prematuro. Tem sido também estudado tal como o restantes cogumelos pelo efeito imunomodulador em pacientes com carga viral positiva para HIV e como tratamento adjuvante.
Em suma:
Todos estes cogumelos apresentam semelhanças e por isso é comum serem encontrados em conjunto nos suplementos alimentares mas também existem algumas particularidades que espero ter deixado esclarecido.
Consulte sempre o seu especialista de Medicina Tradicional Chinesa e/ou terapeuta de medicina alternativa antes de comprar para saber qual ou quais os mais indicados para o seu caso e assim poder ter o melhor proveito deste superalimento.