As lentilhas são uma leguminosa em forma de disco de várias cores (mais frequentemente em cor-de-laranja, castanhas ou verdes) e conhecidas por serem muito ricas em proteína (logo a seguir à soja e ao cânhamo), sais minerais (sódio, potássio, cálcio, magnésio e ferro), vitaminas (A, B – B1, B6 – ácido fólico e B12), aminoácidos essenciais (metionina e cisteína) e fibra.
As lentilhas são usadas quando andamos mais cansados e precisamos de energia, para controlar o desejo de açúcar e combater as quebras de energia e fadiga estabilizando assim o humor. São grandes aliadas na:
- prevenção e controlo da Diabetes (como têm muita fibra ajudam a contribuir para o equilíbrio dos níveis de açúcar)
- nos casos de obstipação/prisão de ventre porque melhoram o trânsito intestinal pela quantidade de fibra
- controlo de peso, porque aumentam a saciedade (a fibra permite que a energia e saciedade durem mais tempo). Aqui atenção à dose!
- no controlo do colesterol elevado
São muito indicadas para as grávidas, ajudando a prevenir anemias na gravidez e más formações no sistema nervoso do feto, em pessoas com uma dieta vegetariana ou vegana e outras pessoas com tendência a anemias e fraqueza geral.
As lentilhas, por serem alimentos muito ricos nutricionalmente, recomenda-se a ingestão de 1 a 2 porções de leguminosas por dia e, para usufruir ao máximo dos benefícios devemos combina-las com cereais (para melhor absorção da proteínas, ferro e outros minerais), com alimentos com vitamina C (para absorver melhor o ferro) e evitar combiná-las com alimentos com cafeina e ou taninos porque também reduzem a absorção de ferro e outros minerais).
Na medicina chinesa, é classificada como de sabor doce e natureza neutra e têm ação no Coração, no Baço/Pâncreas e Estomago e nos Rins. O principio terapêutico mais importante é a tonificação do Qi (energia) desses órgãos e a nutrição do Sangue e, por isso, muito utilizado em pessoas debilitadas, subnutridas ou em estado de convalescença, com um sistema digestivo fraco ou com défice de energia. Por tudo isto, as lentilhas podem ser consumidas todo o ano, não sou pelo equilibrio da natureza que apresentam na medicina chinesa, como por serem pouco dispendiosas e muito versáteis. Podem ser consumidas em sopas, saladas, estufados, hamburgueres veggie (ver a receita no blog).