Os métodos de limpeza são utilizados quando o organismo está intoxicado. 
Devemos ter sempre em atenção que, quanto mais intoxicado estiver o organismo, maior vai ser a reação ao Jejum.
Existem vários tipos de limpeza e a escolha irá depender do tipo de intoxicação e desequilíbrio energético, da estação do ano e da experiencia da pessoa em jejuns.
Deixo-vos aqui 5 métodos de Limpeza:
  1. JEJUM (quase total): só é aconselhado na Primavera e Verão e por um período máximo de 3 dias, durante aos quais a pessoa, só bebe água, chás e alguma fruta mas só um tipo na mesma refeição. O ideal será comer fruta da época que está de acordo com a estação e evitando os cítricos que vão mais agressivos para o estomago. Este é um tipo de limpeza mais aconselhado a pessoa experientes.
  2. CONGEE: é aconselhado em qualquer altura do Ano e até 5 dias. Não se come nada além do congee que é basicamente arroz integral + agua do cozimento. Pode ainda se adicionar algumas especiarias como gengibre, canela, hortelã, orégãos, salsa, erva-doce (anis) ou funcho e fruta como a maçã e/ou legumes como Cenoura ou Abóbora (+no Inverno) ou germinados (+ na Primavera) e folhas verdes (espinafres, agrião) e sal e azeite qb. Terapeuticamente, utilizamos este tipo de limpeza para recuperar o Sistema Digestivo, tonificar o organismo (qi e sangue) e/ou desintoxicar o Fígado.
  3. Limpeza do AZEITE: é uma limpeza forte, aconselhada só 2x/ano e idealmente entre as estações Primavera/Verão e Outono/Inverno. Deve ser feita num fim-de-semana em que a pessoa minimize a sua atividade física e mental e consiste em beber 1/2l de azeite + sumo de 10 limões. Terapeuticamente, usa-se para quadros de excesso e calor no Fígado e Vesicula Biliar. Este é um tipo de limpeza mais aconselhado a pessoa experientes.
  4. Limpeza das MAÇÃS VERDES (Cruas): fazer todos os dias e até 15 dias consecutivos e consiste em comer 2 maças verdes ao pequeno-almoço e 2 ao meio da manhã. No resto do dia come-se o que se quiser, mas sempre escolhas saudáveis. Terapeuticamente, usada mais para casos de Humidade-Mucosidade com ou sem Calor no Fígado e Vesicula e usado mais na Primavera.
  5. CHÁS: utiliza-se uma combinação equilibrada com 6 plantas: Alcaçuz + Dente-de-Leão + Erva Príncipe + Hipericão (Perforatum) + Hortelã-Pimenta + Cavalinha. Podemos usar esta combinação para ajudar a emagrecer, eliminar calor e toxinas do organismo através da diurese com a vantagem que por ser uma mistura tão equilibrada pode ser tomada até 3 meses consecutivos e não desgasta o organismo e em qualquer altura do ano.
Consulte sempre o seu especialista em Medicina Alternativa antes de iniciar uma destas limpezas, apesar de simples e aparentemente inofensivas, convém perceber o seu caso e se é ou não indicado para si.