O morango é uma fruta com um grande valor nutricional e facilmente digerida e absorvida pelo organismo. Pouco calórico (cerca de 30 calorias por 100 gramas), é rico em fibras alimentares, vitaminas (A, B, C, E), sais minerais (Cálcio, Potássio, Ferro, Selénio e Magnésio) e ainda flavonoides (ex. antocianina, substancia que dá a cor vermelha) e que previne do envelhecimento precoce da pele e previne doenças cardiovasculares.
Devem ser consumidos preferencialmente crus, pois cozinhados podem perder grande parte das suas propriedades.
Na cozinha, podem ser usados em doces (tartes, pudins), geleias e compotas ou em sumos e gelados.
O morango apresenta propriedades adstringentes, analgésicas, digestivas, anti-anémicas, emolientes, anti-inflamatórias, hidratantes, calmantes, cicatrizantes, diuréticas. Quando usado topicamente, apresenta uma propriedade hidratante e despigmentadora, funcionando muito bem em manchas.
Os principais benefícios do Morango são:
- Previne doenças cardiovasculares, formação de coágulos e AVC’s, (pelos antioxidantes), baixa a tensão arterial (pela alta concentração de potássio) e reduz o colesterol.
- Controla a diabetes (têm baixo teor de glicémia e rico em fibras, o que regula os níveis)
- Reforça a imunidade (O morango é mais rico em vitamina C do que a laranja ou limão), previne alergias (Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina) e o desenvolvimento de células cancerígenas (Cancro)
- Regula a digestão e os intestinos (% de água e fibra) e elimina toxinas do corpo (fruta depurativa)
- Ajuda a reduzir a inflamação das articulações (antioxidantes e vitamina C), elimina ácido úrico em excesso (nos casos de gota), melhora a saúde dos ossos (vitamina C e K, cálcio e magnésio) e ajuda no processo de cicatrização de feridas.
- Previne o envelhecimento da pele (antioxidantes e vitamina C), ajuda a manter a elasticidade pela síntese de colagénio (evitando assim a flacidez) e previne as rugas (pelo ácido elágico).
Na Medicina Chinesa, o morango tem uma natureza neutra e sabor ácido e doce, atua no Fígado, Rim, Pulmão e Baço./Pâncreas e Estomago.
É usado terapeuticamente, para ajudar na digestão, estimula as funções hepáticas e abre o apetite, favorece a produção de líquidos orgânicos (lubrifica os Pulmões), ao mesmo tempo que é diurético e elimina toxinas do sangue.
Útil nos casos de: problemas digestivos, diabetes, hipertensão, arteriosclerose, anginas, obstipação, tosse seca, problemas urinários (exceto, cálculos renais por oxalatos).
NOTAS: Os morangos são um alimento alérgico e desaconselhado na gravidez, por ser uma fase de maior sensibilidade. Depois do parto podem ser consumidos, aumentando assim o fluxo de leite e restaurando as forças e vitalidade da mãe.