O limão é boa fonte de fibras, vitaminas (B1, B2 e principalmente vitamina C), sais minerais (potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ferro) e antioxidantes (flavonoides) devido ao limoneno presente na casca.
Por cada 100 gramas, possui apenas 30 calorias e 50 mg de Vitamina C, os seus benefícios podem ser obtidos usando o seu sumo ou raspas da casca ou óleos essenciais extraídos para toma interna ou externamente em queimadores ou ambientadores, para perfumar e purificar o ar, especialmente nos casos de problemas ou infeções respiratórias.
Os princípios terapêuticos do limão são: adstringente, emoliente (favorece a produção de líquidos e hidratação), digestivo (estimula as secreções digestivas), depurativo (desintoxica), hipotensor (regula a tensão arterial), desinfetante, bactericida, antisséptico, anti reumático, antipirético (baixa a febre) e hemostático (para os sangramentos)
Os benefícios do limão são:
- Melhora o trânsito intestinal, ajuda a tratar a prisão de ventre/obstipação (água morna com umas gotas de limão em jejum)
- Desintoxica o organismo e especialmente o fígado, elimina toxinas e ajuda a emagrecer
- Ajuda na digestão quando consumido durante ou após as refeições (estimula o bom funcionamento do fígado e vesícula biliar)
- Melhora a imunidade (vitamina C estimula as defesas do corpo) e ajuda a prevenir gripes e constipações devido às propriedades anti microbianas (saponinas)
- Trata dor e inflamação da garganta (amigdalite) devido as propriedades antimicrobianas
- Protege os órgãos de doenças degenerativas e infeções (diminui a acidez do sangue) e acelera o processo de cicatrização (vitamina C)
- Melhora a circulação sanguínea, impede a coagulação e fortalece a parede dos capilares (pelo alto teor de hesperidina)
- Ajuda a tratar a anemia, a vitamina C aumenta a absorção de ferro presente nos vegetais (quando consumido durante as refeições), na reabsorção e produção de vitaminas do complexo B.
- Diminui o inchaço e a tensão arterial (pelas propriedades diuréticas e devido à concentração de potássio)
- Alivia a dor da gota ou reumatismo (pelas propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e de alcalinização)
- Previne o envelhecimento precoce (antioxidantes)
- Ajuda na prevenção do cancro (contém 20 compostos anticancerígenas)
Na Medicina Chinesa, o limão tem um sabor Ácido, Doce, Adstringente e uma natureza Fria. Atua no Fígado/Vesícula, Estômago, Intestino grosso e Coração. Está indicado para síndromes de Calor no organismo e toxinas, calor no Estomago/intestino (azia e refluxo, gastrite, diarreia), estagnação de energia (Fígado) e de alimentos (indigestão, arrotos, flatulências e inchaço), vazio e estagnação de sangue (má circulação, hemorragias, derrames, anemia), humidade-mucosidade (acumulação de líquidos). Útil ainda em casos de infeções, febres, inflamações, fraqueza imunitária, intoxicações e parasitas, artrite, romatismo e gota, etc.
Saiba mais sobre fitoterapia em: http://doutorachinesa.pt/fitoterapia/
Saiba mais sobre alimentação em: http://doutorachinesa.pt/alimentacao-saudavel/