A auriculoterapia é uma das técnicas baseadas na Medicina Tradicional Chinesa mais usadas em todo o mundo e consiste na estimulação de pontos nas orelhas.
No pavilhão auricular temos representados todas as partes do corpo humano pois todos os meridianos de acupuntura convergem na orelha. Diz-se que esta tem o formato de um feto invertido (a cabeça é o lóbulo, o contorno externo as costas e coluna e a parte de dentro são os órgãos e por isso, cada ponto irá ter uma correspondência a um órgão e/ou sistema específico. Assim, quando um ponto é estimulado será possível tratar problemas ou aliviar sintomas.
Existem várias formas de estimular estes pontos através de materiais tais como: agulhas intradérmicas, esferas magnéticas ou sementes de mostarda que irão estimular os pontos pretendidos. Em casa também podemos fazer automassagem utilizado os nossos dedos para pressionar.
Falando especificamente do ponto Shenmen (que traduzido quer dizer “acalma a mente” ou “porta do céu”), localizado na fossa triangular do pavilhão auricular, é utilizado quer como ponto analgésico e anti-inflamatório, quer como sedativo tratando sintomas tais como:
– ansiedade e stress;
– irritabilidade;
– depressão;
– insónia;
– enxaquecas e dores de cabeça;
– fome emocional;
– nos protocolos para deixar de fumar e emagrecimento, entre outros.
Outros pontos reflexos poderão ser adicionados em função do diagnóstico que determina a causa do problema. Podemos adicionar no caso da Ansiedade e Insónia pontos como o Rim (pela sua relação ao Coração), occipital, coração, BP/ Estômago (nos casos de preocupação e ruminação emocional) e por fim, o Fígado (responsável pelo livre fluir das emoções).
Dica: Quando se sentir mais nervoso pode pressionar o Shenmen com o dedo polegar atrás da orelha e o dedo indicador à frente durante alguns minutos.