Sabias que o ritmo circadiano, ou seja, o ritmo do dia e da noite e as horas do dia influencia os teus órgãos?
Na Medicina Tradicional Chinesa existe um ritmo circadiano que se manifesta na circulação de energia nos meridianos e nos órgãos. A cada hora, um meridiano e a sua função energética estão em hiperatividade, ou seja, no seu máximo de atividade.
Das 23h-1h é a hora da Vesicula. É comum pacientes “hepáticos” com a vesicula fraca e preguiçosa manifestarem problemas digestivos nessas horas e insónia preferindo por isso, deitarem-se mais tarde. Podem apresentar ainda dores de cabeça, zumbidos, espasmos oculares, etc.
Da 1h-3h é a hora do Fígado. Nestas horas manifestam-se problemas digestivos como azia e refluxo e insónia.
Das 3h-5h é a hora dos Pulmões, o que se manifesta com problemas respiratórios como crises de asma noturna, tosse, dificuldade em respirar, etc.
Das 5h-7h é a hora do intestino grosso, é a altura de acordar e limpar o nosso corpo, o que explica o fato de irmos mais à casa de banho de manhã do que à noite. Podem acontecer diarreias matinais ou obstipação consoante o caso.
Das 7h-9h é a hora do estômago. É por isso, uma hora favorável à digestão e explica porque é que algumas pessoas têm muita fome ao acordar ou, pelo contrário, pouca fome consoante a fraqueza ou não nesse órgão.
Das 9h-11h é a hora do baço-pâncreas, remetendo novamente para a digestão, sendo a chamada hora da reação, isto é, quando a glicemia está mal regulada (pelo pâncreas, no casos dos diabéticos) e quando nos alimentamos mal e/ou tomamos um pequeno-almoço insuficiente, dá-nos uma quebra de energia com muito apetite, sonolência e cansaço por volta das 11h.
Das 11h-13h é a hora do Coração. Neste horário é comum as pessoas sentirem palpitações, arritmias, crises de ansiedade com aperto no peito e ou ocorrerem situações mais graves como AVC’s e enfartes agudos do miocárdio.
Das 13h-15h são as horas do intestino delgado.
Das 15h-17h é a hora da Bexiga.
Das 17h-19h são as horas dos Rins.
Das 19h-21h e das 21h-23h são as horas do mestre do Coração (pericardio – membrana que envolve o coração) e do triplo aquecedor.
Depois o ciclo recomeça outra vez.